quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Resíduo Hospitalar


  Outro grande problema na qual estão submetidos os trabalhadores de diversos hospitais no país, faz referência ao destino adequado dos resíduos hospitalares.
   A falta de conscientização sobre estes resíduos faz com que o país viva um grande atraso no que se refere à geração, acondicionamento, transporte e descarte desse tipo de material.
 


  Este lixo perigoso e prejudicial à população que está diretamente em contanto com o mesmo, como por exemplo os trabalhadores de hospitais e postos de saúde,pode conter agentes causadores de doenças além de provocar acidentes como perfurações com agulhas, lâminas de bisturí e outros materias denominados perfuro-cortantes.

  Os resíduos hospitalares podem ser classificado em:
1) RESÍDUOS INFECCIOSOS: são aqueles provenientes de materiais provenientes de isolamento,sangue humano e derivados,material patológico,perfuro-cortantes,resíduos de diagnóstico e tratamento (gaze,drenos,sonda,absorventes e qualquer material sujo com resíduos e fluidos corpóreos.) e peças anatômicas provenientes de amputações e biopsias.


2) RESÍDUOS ESPECIAIS - Material radioativo, farmacêutico e químicos.






3) RESÍDUOS GERAIS OU COMUNS - Materiais provenientes das áreas administrativas, resíduos alimentares da produção de alimentos, áreas externas e jardins, sucatas e embalagens reaproveitáveis.