terça-feira, 9 de novembro de 2010

Riscos Biológicos




                        São considerados riscos biológicos:

       
 * Vírus, bactérias, parasitas, protozoários, fungos e bacilos.
         

            Os riscos biológicos ocorrem por meio de microorganismos que, em contato com o homem, podem provocar inúmeras doenças. Muitas atividades profissionais favorecem o contato com tais riscos. É o caso das indústrias de alimentação, hospitais, limpeza pública (coleta de lixo), laboratórios, etc.
            Entre as inúmeras doenças profissionais provocadas por microorganismos incluem-se: tuberculose, brucelose, malária, febre amarela.
Para que essas doenças possam ser consideradas doenças profissionais, é preciso que haja exposição do funcionário a estes microorganismos.
           São necessárias medidas preventivas para que as condições de higiene e segurança nos diversos setores de trabalho sejam adequadas.
           Os riscos biológicos em laboratórios podem estar relacionados com a manipulação de:

-  Agentes patogênicos selvagens;
-  Agentes patogênicos atenuados;
-  Agentes patogênicos que sofreram processo de recombinação;
-  Amostras biológicas;
-  Culturas e manipulações celulares (transfecção, infecção);
-  Animais.

         Todos os itens citados acima podem tornar-se fonte de contaminação para os manipuladores. As principais vias envolvidas num processo de contaminação biológica são a via cutânea ou percutânea (com ou sem lesões - por acidente com agulhas e vidraria, na experimentação animal - arranhões e mordidas), a via respiratória (aerossóis), a via conjuntiva e a via oral.
           Há uma classificação dos agentes patogênicos selvagens que leva em consideração os riscos para o manipulador, para a comunidade e para o meio ambiente. Esses riscos são avaliados em função do poder patogênico do agente infeccioso, da sua resistência no meio ambiente, do modo de contaminação, da importância da contaminação (dose), do estado de imunidade do manipulador e da possibilidade de tratamento preventivo e curativo eficazes.
Fonte: Biossegurança em Laboratórios de Saúde Pública. Oda, Leila, Ávila, Suzana. Et al. Brasília. Ministério da Saúde, 1998.

                                                                                                   
                                                                                                               
                         
                                                         

Um comentário:

  1. Interessante! É muito importante saber os riscos a que estamos sujeitos, pois dessa forma, os cuidados e as prevenções serão maiores. Parabéns ao grupo!

    Mayara Miranda, 13A - Química - UFLA

    ResponderExcluir